Um endereço IP é um endereço exclusivo que identifica um dispositivo na Internet ou em uma rede local. IP significa “Internet Protocol”, que é o conjunto de regras que regem o formato dos dados enviados pela internet ou rede local.
Em essência, os endereços IP são o identificador que permite que as informações sejam enviadas entre dispositivos em uma rede: eles contêm informações de localização e tornam os dispositivos acessíveis para comunicação. A internet precisa de uma maneira de diferenciar entre diferentes computadores, roteadores e sites. Os endereços IP fornecem uma maneira de fazer isso e formam uma parte essencial de como a Internet funciona.
O que é um endereço IP?
Seu endereço IP é um identificador exclusivo, como um endereço de correspondência, associado à sua atividade online. Sempre que você usa a internet (compras online, envio de e-mails, streaming de TV), você está solicitando acesso a um destino online específico e, em troca, as informações são enviadas de volta para você. Como isso funciona? Bem, o IP significa Internet Protocol, que estabelece os padrões e regras (sim, também conhecido como protocolo) para roteamento de dados e conexão à Internet. Este protocolo é um conjunto de regras que cada parte precisa seguir para permitir um fluxo bidirecional de dados.
Ele viaja com você?
Não. Seu endereço IP está associado apenas a um local, a menos que você esteja usando uma VPN (falaremos mais sobre isso mais tarde). Quando você está em sua casa e se conectando à internet pela qual você paga, você está usando um. No entanto, se você verificar seu e-mail em casa pela manhã, digitalizar as notícias em uma cafeteria local enquanto espera seu café e trabalhar em um escritório, terá usado endereços IP diferentes em cada local.

Como funcionam os endereços IP
Se você quiser entender por que um determinado dispositivo não está se conectando da maneira que você esperaria ou se quiser solucionar por que sua rede pode não estar funcionando, isso ajuda a entender como os endereços IP funcionam.
O Internet Protocol funciona da mesma maneira que qualquer outra linguagem, comunicando-se usando diretrizes definidas para transmitir informações. Todos os dispositivos encontram, enviam e trocam informações com outros dispositivos conectados usando este protocolo. Ao falar o mesmo idioma, qualquer computador em qualquer local pode se comunicar.
O uso de endereços IP normalmente acontece nos bastidores. O processo funciona assim:
- Seu dispositivo se conecta indiretamente à Internet, conectando-se primeiro a uma rede conectada à Internet, que então concede ao seu dispositivo acesso à Internet.
- Quando você estiver em casa, essa rede provavelmente será seu provedor de serviços de Internet (ISP). No trabalho, será a rede da sua empresa.
- O seu endereço IP é atribuído ao seu dispositivo pelo seu ISP.
- Sua atividade na Internet passa pelo ISP e eles a roteiam de volta para você, usando seu endereço IP. Como eles estão dando a você acesso à Internet, é função deles atribuir um endereço IP ao seu dispositivo.
- No entanto, seu endereço IP pode mudar. Por exemplo, ligar ou desligar seu modem ou roteador pode alterá-lo. Ou você pode entrar em contato com seu ISP e eles podem alterá-lo para você.
- Quando você está fora de casa – por exemplo, viajando – e leva seu dispositivo com você, seu endereço IP residencial não vem com você. Isso ocorre porque você usará outra rede (Wi-Fi em um hotel, aeroporto ou cafeteria etc.) para acessar a Internet e usará um endereço IP diferente (e temporário), atribuído a você pelo ISP do o hotel, aeroporto ou café.

Tipos de endereços IP
Os endereços IP são de dois tipos:
IPv4
O IPv4 ou Internet Protocol Version 4 é uma versão mais antiga do IPv6 mais recente, esta versão funciona em um sistema numérico de 32 bits. Ele ainda está em uso e está resistindo muito bem ao teste do tempo. No entanto, à medida que a rede crescia, a necessidade de uma melhor versão do protocolo era necessária e, portanto, o IPv6 foi criado.
IPv6
O IPv6 foi criado em 1995 e implantado em domínio público em 2000. Para gerenciar o número cada vez maior de usuários em uma rede cada vez maior, o sistema numérico de 32 bits não era suficiente. Assim, uma versão de protocolo de 128 bits foi criada para gerenciar o crescente número de redes e usuários.
A importância dos endereços IP
Os endereços IP são tão importantes quanto o cartão ou número de identificação exclusivo de uma pessoa. Ele garante a segurança para seus benefícios e promove sua criatividade para o campo ou campos que você como usuário está interessado. Seja um negócio, um site de blog ou mesmo um site educacional preocupado em fornecer material útil para estudantes universitários, um site independente O endereço IP é extremamente necessário. Como a tecnologia está se adaptando mais rápido do que o próprio gene humano, só podemos imaginar o advento de novas avenidas de uma rede cada vez maior e, para gerenciar essas redes até o último usuário, todos precisamos de endereços IP.
Portanto, os endereços IP são tão importantes quanto as chaves de sua casa, sem as quais seria muito difícil entrar em sua rede, ou em outras palavras, é tão importante quanto um pontinho em um mapa do Google mostrando sua casa. Mas lembre-se, usá-lo com sabedoria lhe concederá imensa riqueza e status, dependendo de seu trabalho e criatividade. Então, da próxima vez antes de fazer login no seu navegador, pense no endereço do seu PC uma vez, ele também precisa de atenção!
VPS significa que seu endereço IP pertence apenas a você
Quando você escolhe um Servidor Privado Virtual (VPS) para sua solução de hospedagem, você tem um único endereço IP atribuído ao seu servidor que não é compartilhado com outros servidores. Você controla o que seu servidor faz, o que significa que você pode garantir que ele não seja usado para spam, phishing ou malware de hospedagem, evitando que ele entre em contato com as várias listas negras e de bloqueio. Esteja você hospedando um site ou enviando e-mail, isso deve significar que as coisas funcionam mais suavemente para você e que ninguém mais pode afetar seus rankings nos mecanismos de pesquisa.